domingo, 21 de agosto de 2016

Barbies e Ken negros de Rose Diaz

Hellooo galera do Kens Klub. Hoje vamos falar de um assunto suuuuper bacana. Que eu particularmente amo, a Barbie e o Ken negros. Minha amiga Indiara Tainan me falou de um trabalho que está sendo realizado pela professora Rose Diaz em uma escola municipal de São Leopoldo aqui no Rio Grande do Sul. E eu entrevistei Rose para o blog. Conheçam essa maravilhosa coleção: 

Foto: Rose Diaz

1) Você coleciona Barbies? Porque gosta tanto das bonecas afrodescendentes?
Atualmente tenho colecionado Barbies Negras. Essa escolha tem haver com o meu trabalho e minha infância. Na escola temos muitas crianças negras, entretanto, não há bonecas e bonecos com que os identifique e isso é muito ruim. Em minha infância sempre me sentia triste por não encontrar bonecas parecidas comigo.


2) Nos conte um pouco sobre esse projeto realizado na escola.
Na escola trabalho na Brinquedoteca, espaço onde as crianças expressam suas emoções e sua criatividade. É onde interagem e vivenciam momentos lúdicos. Onde através da brincadeira conseguem ser genuinamente crianças! Estou montando uma família afro. Barbies na perspectiva das crianças negras sentirem-se representadas!


3) Qual teu objetivo a levar as bonecas para a escola?
As crianças negras se enchem de alegria, o primeiro indício é o sorriso largo no mesmo momento que encontram a boneca, seguido de um olhar vibrante e terno. Todas as crianças até hoje gostam muito e algo que chama a atenção é que elas logo associam as bonecas negras com os colegas negros dizendo: "olha profe a fulana parece essa Barbie".


4) Como é a aceitação das crianças?
As bonecas representam uma identidade. "Porque não encontro nenhuma boneca parecida comigo" ? As crianças negras sempre se questionam. Quando vamos à uma loja de brinquedos encontramos várias prateleiras com bonecas e normalmente nenhuma negra, as vezes uma morena. O mundo não é feito de mulheres e meninas loiras, a indústria de brinquedos precisa se dar conta disso.


5) O que vc acha dessa dificuldade de achar bonecas negras no Brasil?
É preciso mudar essa cultura. Precisamos ter acesso às bonecas que nos representam. Em breve vou confeccionar bonecas de pano que representem minhas alunas negras. Há dez anos atrás criei uma boneca de pano que representava minha filha e um boneco representando meu filho, mas precisamos de bonecas feitas de outro materiais também. Se pudesse dar um conselho aos lojistas, seria para que voltassem seu olhar para a cultura afro.



6) Existe alguma Barbie que seja o teu sonho de consumo?
Meu sonho de consumo são Barbies com cabelos Afro, cacheado, black... em pesquisa descobri que essas bonecas são muito caras, por serem de coleção, mas gostaria que elas fossem de valor acessível para que eu ampliasse meu acervo.


7) E Ken vc coleciona também?
Tenho apenas um negro que é amigo do Ken, mas gostaria de ter Ken e amigos dele também de cabelo black power. Costumo juntar dinheiro e peço para meus amigos que viajam para o exterior me trazer. Mas não há dinheiro que compre a felicidade no rostinho das minhas alunas ao se identificarem com as bonecas afro.

Foto: Indiara Tainan

Ameeeeiii essa história! Parabéns Rose por dividir conosco esses sorrisos maravilhosos! Obrigado Indiara. Só coisas boas, BE XD